domingo, 20 de julho de 2014

Estudo avalia eficácia de exercício físico para tratamento de osteoporose




 Pesquisa realizada pela UFPB, através do Departamento de Educação Física, avalia a eficácia do treinamento de força de baixa intensidade associado à restrição sanguínea em portadores de sarcopeniae osteoporose. O estudo foi feito em mulheres acima de 50 anos e fisicamente inativas. Elas foram submetidas a treinamento de força associado a restrição de fluxo sanguíneo e sequências de exercícios de baixa intensidade na região afetada.
A osteoporose é uma doença óssea caracterizada por baixa regeneração óssea, gerando ossos pouco densos e frágeis. É duas vezes mais comum em mulheres do que em homens e mais comum após os 50 anos. A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas. Se não forem feitos exames diagnósticos preventivos, a osteoporose pode passar despercebida até que tenha gravidade maior.
Segundo Socorro Cirilo, realizadora do projeto, o aumento da força muscular é um ponto importante como prevenção e tratamento da doença, “O treinamento é importante para que haja aumento de força muscular e um melhor desempenho das atividades diárias do idoso”.

                                                              Por Sebastian Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do nosso blog. Seu comentário será publicado em breve.