segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A importância das relações sociais na terceira idade

Foto: Divulgação

          Ainda hoje, muitas pessoas ainda têm uma visão mistificada da terceira idade, com a ideia de que, com o avançar da idade, os idosos diminuem suas redes de relações sociais, tornando-se menos satisfeitos com a vida.
          Embora muitos pensem que envelhecer significa deixar de desenvolver-se, adoecer e afastar-se de tudo, na verdade, existem possibilidades de a pessoa continuar ativa e de manter uma boa qualidade de vida.
          Enxergamos hoje um movimento muito forte com relação aos espaços dedicados à terceira idade: Centros de Convivência, Centros de Referência, Universidades da Terceira Idade, entre outros. Esses espaços promovem atividades em grupo direcionadas aos idosos, com diferentes objetivos cada um.
          Porém, a interação promovida nas atividades gera retorno extremamente significativo a cada um dos participantes. A interação social gerada entre os idosos desenvolve o senso de bem-estar, assim como a melhora no funcionamento físico.
         As redes sociais que se estabelecem com o contato contínuo dos idosos podem ser fontes protetoras e mantenedoras de saúde. (Fabiano Ferreira)

Leia o texto na íntegra clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do nosso blog. Seu comentário será publicado em breve.