segunda-feira, 25 de agosto de 2014

O idoso no mercado de trabalho

Descrição para cegos: foto mostra idoso em uma papelaria. Ele tem os óculos pendurados por um cordão sobre o peito e segura a carteira de trabalho.

            Ao entrar na terceira idade, os idosos passam a ser discriminados no âmbito social e, principalmente, no mercado de trabalho. Isso deveria ser diferente, pois eles podem contribuir com suas experiências diversificadas e adquiridas em anos de vivência e de trabalho.
            Os indivíduos pertencentes a essa classe ainda são capazes de exercer atividades profissionais, apresentando capacidade física e intelectual, somadas aos seus conhecimentos e experiências acumuladas. Por isso, os idosos estão, cada vez mais, buscando especializações e se atualizando de acordo com as exigências do mercado.
            Diante do envelhecimento da população brasileira e da baixa qualificação dos jovens, as empresas estão mostrando bastante interesse na contratação de pessoas com idade superior a 65 anos. E, conscientes disso, os idosos buscam preencher os requisitos para preencher essas vagas.
            Com a situação econômica favorável do Brasil, muitas organizações trazem novos projetos para o país e as áreas técnicas como engenharia, de finanças e comercial estão voltadas para esse público, pois, segundo as empresas, profissionais aposentados e com muitos anos de experiência dominam perfeitamente os campos de atuação e trazem resultados imediatos à corporação.
            Além das qualificações técnicas, em cargos de alto escalão, a fluência em pelo menos um idioma e formação acadêmica se fazem necessários. Os idosos buscam evidenciar suas habilidades interpessoais, competências múltiplas e, principalmente, seu foco nos resultados e objetivos da empresa em que trabalham.
           Aqueles que não estão inseridos no mercado de trabalho e desejam fazer parte do mesmo, devem procurar se qualificar na área de interesse.
           As opções são infinitas e dependem do campo de atuação de cada idoso, porém, cursos de língua estrangeira, informática, programas de computador e cursos superiores são fundamentais. O idoso precisa estrar em constante atualização de suas habilidades. (Fabiano Ferreira)



Para mais informações clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do nosso blog. Seu comentário será publicado em breve.