quarta-feira, 28 de maio de 2014

Números e Curiosidades sobre a População Idosa

Foto: Divulgação

Atualmente, os idosos são 8,6% da população total do Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse número é reflexo dos processos de aumento da expectativa de vida, devido ao avanço tecnológico e de atendimento na área da saúde e de redução na taxa de natalidade. A terceira idade cresceu 11 vezes nos últimos 60 anos, passando de 1,7 milhão para 18,5 milhões de pessoas nesta faixa etária.

Segundo último censo realizado pelo IBGE, em 5.435 municípios mostrou-se que que o país tem mais de 11.422 idosos com cem anos ou mais. Deste total, 7.950 são mulheres e 3.472, homens, sendo que 55% das mulheres apresentam uma expectativa de vida maior em relação aos homens. Devido à expectativa de vida maior, e por terem mais chance de se tornarem viúvas na terceira idade, a tendência é que as mulheres idosas tenham uma velhice mais solitária.

Continuando com as curiosidades, é importante destacar que esta parcela da população tem grande importância na economia. No Brasil, boa parte dos idosos são chefes de família, e em suas famílias a renda média costuma ser superior àquelas chefiadas por adultos não-idosos. Em torno de 71% dos idosos registrados conseguem ter independência financeira.

O envelhecimento da população é uma tendência e grande parte dos países desenvolvidos já chegou nessa etapa, decorrente do maior desenvolvimento social e do aumento da expectativa de vida. Nos próximo anos, a parcela de idosos na população brasileira passará de 11% para 14,6%. Já em 2040, os indivíduos com 60 anos ou mais poderão superar 27% do contingente populacional.

Um relatório de uma agência ligada à ONU afirmou que nos próximos dez anos, o número de pessoas com mais de 60 anos no planeta vai aumentar em quase 200 milhões, superando a marca de um bilhão de pessoas. Em 2050, os idosos chegarão a dois bilhões de pessoas – ou 20% da população mundial.

Evidentemente o crescimento da população idosa merece atenção no sentido de proporcionar práticas sociais à terceira idade, para, dessa forma, atender o ritmo de envelhecimento da população. A questão é: o Brasil está preparado para o envelhecimento de sua população?

Para informações mais detalhadas acesse o texto abaixo publicado por Francisco A. Medeiros em 12 de março de 2013. (Fabiano Ferreira)

http://www.culpoblogue.com/2013/03/curiosidades-da-terceira-idade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do nosso blog. Seu comentário será publicado em breve.